8.9.13

Conta um conto: "A imitação da rosa"

    Iniciando uma espécie de "nova coluna" deste blog (a idéia é repetir o processo pelo menos quinzenalmente), trago hoje para vocês a indicação do conto "Imitação da Rosa", texto integrante do livro Laços de Família, de Clarice Lispector.

    "Se uma pessoa perfeita do planeta Marte descesse e soubesse que as pessoas da Terra se cansavam e envelheciam, teria pena e espanto. Sem entender jamais o que havia de bom em ser gente, em sentir-se cansada, em diariamente falir; só os iniciados compreenderiam essa nuance de vício e esse refinamento de vida."

    O conto, um dos meus preferidos da autora, demonstra o que Clarice sabe fazer de melhor: transformar o cotidiano em poesia e literatura. O conto narra a história de Laura, personagem que o leitor conhece justamente a partir seus desejos, ansiedades e frustrações- estar com seu marido, cuidar da casa (sua casa, tão perfeita por ser impessoal), ser adequada e quase fria, a ausência dos filhos. Sobre seu passado, sabemos apenas que ela está se recuperando de algo. O ápice do conto é quando Laura se depara com rosas, em sua sala.
    O que Clarice traz nesse conto, ao meu vez, é o incômodo causado pelas convenções impostas à mulher em seu papel de esposa, além da ansiedade gerada pelo desejo do que não se pode ser ou ter, sejam os filhos, seja a perfeição ou qualquer outra coisa do tipo. E por causa desta angústia, o equilíbrio emocional também fica por um fio. De todo modo, a obra de Clarice dificilmente falta nas prateleiras de uma biblioteca, e os preços de seus livros são acessíveis - vale a pena ler e descobrí-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário